Os carboidratos, moléculas orgânicas constituídas por carbono, hidrogênio e oxigênio, são as principais substâncias produzidas nas plantas durante o processo de fotossíntese. De modo geral, são utilizados pelas células como combustível. Os carboidratos mais simples são os monossacarídeos. Oligossacarídeos e polissacarídeos são moléculas maiores constituídas pela reunião de vários monossacarídeos.
Monossacarídeos
Os monossacarídeos têm normalmente a fórmula Cn(H2O)n, onde n geralmente varia de 3 a 7. Assim, nos monossacarídeos existe a proporção de um carbono para dois hidrogênio e para um oxigênio. Eles são classificados de acordo com o número de átomos de carbono.
n = 3 Trioses | n = 4 Tetroses | n = 5 Pentoses | n = 6 Hexoses | n = 7 Heptoses |
Os monossacarídeos mais freqüentes nos organismos são as pentoses (5C) e as hexoses (6C).
Os oligossacarídeos e os polissacarídeos
Os oligossacarídeos são moléculas constituídas pela reunião de dois a dez monossacarídeos. Os monossacarídeos unem-se por uma reação em que ocorre a saída de uma molécula de água por ligação (desidratação).
Os oligossacarídeos mais importantes são dissacarídeos, como a sacarose (açúcar comum), a lactose (açúcar do leite) e a maltose (açúcar do malte).
Os polissacarídeos são moléculas enormes, às vezes ramificadas, constituídas por numerosos monossacarídeos. Exemplos mais freqüentes são o amido, o glicogênio e a celulose.
Quando um animal ingere dissacarídeos ou polissacarídeos, seu tubo digestivo tem a tarefa de transformá-lo em monossacarídeos. Caso não ocorra esta conversão, a absorção pela parede do tubo digestivo não se efetua. Esta "quebra" das moléculas é chamada hidrólise, porque se faz por adição de moléculas de água. Da mesma forma que a saída de moléculas de água liga monossacarídeos uns aos outros, a adição de água "desliga" os monossacarídeos que constituem uma molécula grande. No tubo digestivo dos animais, substâncias especiais, as enzimas digestivas, apressam a hidrólise das substâncias ingeridas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário